O primeiro instrumento musical

image

O primeiro instrumento musical

Não sabemos quando um homem bateu um casco de cavalo no outro e viu que o som poderia ter ritmo, ou quando ele usou a própria voz para criar uma melodia. 
Mas temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

Sim, as primeiras flautas mais pareciam apitos: só tinham um buraco. Eram feitas de ossos, principalmente a tíbia, de humanos ou animais. É provável que o primeiro objetivo tenha sido imitar o som dos pássaros. Com o passar do tempo, o homem foi compreendendo melhor a “mecânica da coisa”, e então surgiram outros instrumentos de sopro, como o fagote e a flauta doce.

Há aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha. Quem descobriu isso foram pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e da Universidade de Tübingen, na Alemanha. Eles publicaram o estudo no periódico especializado Journal of Human Evolution.

Você que é flautista pode se orgulhar por tocar o primeiro instrumento inventado pelo homem!

Fonte: https://www.momentomusical.com.br/o-primeiro-instrumento-musical#:~:text=Mas%20n%C3%B3s%20temos%20ind%C3%ADcios%20do,desenhos%20de%20flautas%20e%20apitos.

 

Compartilhe nas redes sociais